5 formas de tirar a ferrugem de suas ferramentas

 

Com o tempo, suas ferramentas estão propensas aos efeitos negativos e danos causados pela exposição ao tempo. As ferramentas geralmente são feitas de metais como o aço e o ferro, materiais ainda mais propensos à corrosão por causa da ação da água e do ar.

 

Se você trabalha diariamente com elas, elas estão ainda mais expostas. E, mesmo que as deixe guardadas, isso não impede que elas sejam afetadas, principalmente, pela ferrugem. É impossível fugir de sua ação, mas a limpeza correta das ferramentas é uma boa forma de mantê-la conservada.

 

O que é ferrugem?

 

5 FORMAS DE TIRAR A FERRUGEM DE SUAS FERRAMENTAS

 

A ferrugem - ou, óxido de ferro -, é o resultado da reação entre ferro e oxigênio, presente na água e no ar. Quando os dois elementos se juntam, eles oxidam, produzindo a ferrugem. Ou seja, é praticamente impossível proteger o ferro dessa reação, visto que água e ar estão em todo lugar.

 

A melhor forma de evitar esse contato é utilizando substâncias lubrificantes em suas ferramentas. Sempre após usá-las, o ideal é limpá-las com um pano seco ou com escovas para remover os resíduos maiores. Depois de limpas, utilize um lubrificantes específico para mantê-los conservados. Além de, claro, guardar suas ferramentas em locais longe de sujeira e umidade.

 

PRODUTOS:

 

Óleo lubrificante spray 300ml/200g - Vonder

COMPRE AQUI

   

Lubrificante em Spray 300 Ml/150 G - Nove54

COMPRE AQUI

   

Óleo multiuso 100ml - Vonder

COMPRE AQUI

 

 

E, caso suas ferramentas já estejam enferrujadas, hoje trouxemos - formas de remover a ferrugem delas:

 

  1. Vinagre e sal

Pegue um recipiente grande, que dê para mergulhar a ferramenta por completo. Então encha com vinagre e sal, e deixe a ferramenta completamente submersa lá de 1 a 3 dias, dependendo do nível de oxidação dela. Depois que notar a diferença, retire a peça e esfregue uma esponja, escova ou palha de aço para remover a ferrugem por completo. Não toque a ferramenta diretamente com as mãos!

 

  1. Limão e sal

Em um recipiente plano, coloque as ferramentas enferrujadas, coloque sal sobre elas e depois esprema suco de limão até banhá-las completamente. Deixe a mistura agir por duas ou três horas. Depois remova a ferrugem com a própria casca do limão.

 

  1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um forte aliado na limpeza de diversas superfícies! Nesse caso, com a ajuda de uma escova ou pano umedecido em água, aplique o bicarbonato sobre as superfícies e esfregue para remover a ferrugem. Caso o nível de oxidação esteja mais alto, faça uma pasta com o bicarbonato e água, deixe na ferramenta por algumas horas e depois remova com uma esponja ou escova.

 

  1. Lubrificante e lixa

Caso queira fazer uma remoção rápida de uma ferramenta pouco enferrujada, você pode utilizar o próprio lubrificante. Para isso, passe o lubrificantes na ferramenta e, em seguida, já passe uma lixa número 300 sobre a superfície - ela vai ajudar a remover a ferrugem. Por fim, limpe bem com papel toalha.

 

  1. Batata e detergente

A batata possui um ácido natural muito eficaz contra a ferrugem, o ácido oxálico. Para utilizá-la na remoção de ferrugem de suas ferramentas, descasque a batata, divida em dois pedaços e embeba a parte cortada com detergente. Depois esfregue bem a batata na ferramenta ou ainda a deixe em cima da superfície por algumas horas.

 

Gostou das dicas? Conte para a gente qual seu método para remover a ferrugem de suas ferramentas!